Desembargadora Ivone Caetano será a Rosa Negra do Brasil

Desembargadora Ivone Caetano será a Rosa Negra do Brasil

Comissão da OAB decide que a honraria em todo o País vai levar seu nome

A Medalha Rosa Negra levará o nome da Desembargadora Ivone Ferreira Caetano em todo País. A decisão de homenagear a primeira mulher negra a ocupar o cargo de desembargadora no Rio de Janeiro já tinha sido publicada por GranaPretta no post Medalha Rosa Negra.

Desembargadora Ivone Caetano – Uma mulher que faz a diferença

Mas diferente do que foi dito ali, a comissão da OAB do Rio de Janeiro, decidiu que, caso o projeto seja aprovado para compor o quadro de medalhas da entidade, a homenagem será proposta também no Conselho Federal para premiar outras heroínas em todos os estados onde houver uma seccional da OAB.

“Esta medalha representa uma ação especial e de reparação a identidade de todas as meninas e mulheres negras com uma potente mensagem de que uma menina negra pode ser quem ela quiser ser ”, diz a advogada Beatriz Silveira, Membro da Diretoria da Comissão de Igualdade Racial da Seccional – RJ.

“Certamente a Doutora Ivone Ferreira Caetano pode ser definida como Uma Pessoa que Faz a Diferença, e por isso acreditamos  que ela fará a diferença junto ao Conselho Nacional de Justiça ou ao Conselho Nacional do Ministério Público”, diz o abaixo-assinado encaminhado para o Conselho Federal da OAB.

Deixe uma resposta